PRESENÇA NOS MEDIA

“OE aposta nos aumentos salariais em detrimento do investimento produtivo”, diz Capitalizar

 “As medidas apresentadas não passam de aperfeiçoamentos ao que já vigora. Esta proposta de OE aposta nos aumentos salariais em detrimento do investimento produtivo”, referiu José Pedro Pais da Capitalizar.

José Pedro Pais, partner da consultora Capitalizar, considerou que o Orçamento do Estado para 2024 a “aposta nos aumentos salariais em detrimento do investimento produtivo”.

“As medidas apresentadas não passam de aperfeiçoamentos ao que já vigora. Esta proposta de OE aposta nos aumentos salariais em detrimento do investimento produtivo”, referiu José Pedro Pais.

Segundo a Capitalizar, “a proposta de Orçamento do Estado para 2024, apresentada terça-feira pelo ministro das Finanças, teve como foco o bolso das famílias”.

“Para os cofres das empresas, Fernando Medina destina para o próximo ano o reforço dos incentivos fiscais à capitalização e os apoios ao investimento”, sublinhou.

Além disso, José Pedro Pais salientou que “o pacote de medidas proposto prevê ainda o apoio a encargos com rubricas como energia, a redução de tributações autónomas na compra de viaturas, o fim da taxa sobre lucros extraordinários e a redução da taxa de IRC para as startups”.

José Pedro Pais considerou ainda que “as medidas apresentadas consistem, predominantemente, em aperfeiçoamentos de medidas já em vigor, ampliando os benefícios ao mesmo tempo que reforçam os critérios de elegibilidade.”

Jornal Económico, 11 de outubro de 2023

Partilhar