Até ao momento, Portugal cumpriu 40% do número de objetivos a que se comprometeu no âmbito do PRR, de acordo com uma análise do BPI Research, situando-se na média da UE.
A concretização de projetos do PRR encontra-se assim, aquém do desejado para a grande maioria dos países da UE, sendo que 15 Estados-membros encontram-se atrás de Portugal. A Hungria é o caso mais crítico, visto que até agora não cumpriu nenhum objetivo proposto. O país com a maior percentagem de objetivos cumpridos é a França (82%), seguindo-se a Dinamarca com 60%.
Portugal apresenta uma percentagem do montante recebido face ao aprovado pela Comissão Europeia (57%) ligeiramente superior à média europeia (55%). No entanto, do montante já recebido por Portugal, apenas 39% foi efetivamente transferido aos beneficiários finais.
No mês de agosto, Portugal recebeu 1,34 mil milhões de euros relativos ao sexto pedido de pagamento do PRR, aprovado pela Comissão Europeia em junho. Entretanto, Portugal procedeu à submissão do sétimo pedido de pagamento do PRR que tem subjacente a conclusão de 21 investimentos e cinco reformas.
Para mais informações, contacte-nos.
ECO, 26 de Agosto de 2025