O Compete 2030 publicou ontem o novo Plano Anual de Avisos, que prevê ainda no mês de setembro a abertura de concursos para apoiar projetos de modernização e inovação produtiva.
Estes apoios inserem-se em dois sistemas distintos, ambos orientados para reforçar a competitividade das empresas através de investimentos em expansão, modernização e desenvolvimento de novos bens e serviços:
Sistema de Incentivos de Base Territorial
Para projetos menor dimensão, até 300 mil euros, promovidos por micro e pequenas empresas que pretendam expandir ou modernizar a sua atividade.
Os avisos a abrir em Setembro contemplam apenas regiões do Norte: Área Metropolitana do Porto, o Alto Minho, o Ave, o Cávado, o Douro, o Tâmega e Sousa e as Terras de Trás-os-Montes. O objetivo é apoiar
SICE – Inovação Produtiva,
Apoia projetos de valor superior a 300 mil euros, promovidos por a micro, pequenas e médias empresas em todo o território nacional.
Este incentivo foca-se no apoio a investimentos produtivos inovadores com o aumento de capacidade produtiva, arranque de um novo estabelecimento ou desenvolvimento de uma nova atividade económica.
Ambos os apoios preveem a comparticipação de custos com máquinas e equipamentos, material informático, software e patentes. São igualmente elegíveis despesas associadas a estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e serviços de arquitetura e engenharia, sempre que contribuam para a concretização dos projetos.
Assim, as empresas interessadas devem, antes de mais, avaliar o montante global do seu projeto e confirmar a localização da implementação, de modo a identificar qual dos sistemas de incentivos melhor se adequa. A partir daí, importa consolidar o plano de investimento, reunindo orçamentos e documentação de suporte, para que a candidatura esteja pronta a ser submetida logo que os avisos sejam oficialmente lançados.
Para mais informações, contacte-nos.