O Governo divulgou, esta terça-feira, o plano anual de avisos do Portugal 2030 para o ano de 2026. Este plano prevê a abertura de 171 concursos, com uma dotação total de 3,7 mil milhões de euros.
De acordo com o plano de avisos, o programa Compete 2030, focado em apoiar o setor empresarial, contempla a maior fatia desta dotação, com 1,3 mil milhões de euros, seguido do programa Pessoas 2030 (dedicado à promoção do emprego e qualificações da população) com 1,1 mil milhões e o programa Sustentável 2030 (visa o apoio a projetos nas áreas da transição energética e climática) com 920 milhões.
Com base no calendário de avisos divulgado, serão colocados a concurso 82% dos fundos do PT2030 até ao final do ano, o equivalente a um montante de 17,3 mil milhões de euros. Até abril, encontra-se prevista a abertura de 100 concursos, num valor global de 2 mil milhões de euros.
Entre os avisos previstos, destacam-se os seguintes:
Janeiro
- STEP Inovação Produtiva (Digital/Biotecnologia);
- STEP Inovação Produtiva (Energia);
- STEP – I&D&I Empresarial (Energia);
- STEP – I&D&I Empresarial (Digital/Biotecnologia);
Março
- Sistema de Incentivos de Base Territorial
Abril
- SICE – Inovação Produtiva – Outros Territórios
- SICE – Qualificação das PME – Operações Individuais
Setembro
- SIID – I&D Empresarial – Operações Individuais e em Copromoção;
Poderá consultar aqui o documento com todos os Avisos previstos para saber quando serão lançados e que entidades se poderão candidatar.
Para mais informações, contacte-nos.