O Mecanismo de Alerta Precoce (MAP) já foi aprovado em 2019 e era esperada a sua entrada em vigor no início de 2022. No entanto, a ferramenta já está disponível apesar dos atrasos sofridos e com dados de 2020 (prevista a atualização dos dados no último trimestre de 2022).
O MAP é segundo o Presidente da Associação dos Mediadores de Recuperação de Empresas, José Alvarenga, uma ferramenta que não só alerta as empresas, como também, “lança pistas para uma ação reparadora das dificuldades que a empresa está a enfrentar.”.
O grande objetivo desta ferramenta é ajudar as empresas a identificar debilidades no seu desempenho económico e financeiro, bem como obter alguns indicadores (que permitem avaliar a eficácia operacional da sociedade; a capacidade de suportar gastos financeiros; o equilíbrio financeiro e a autonomia financeira) com base nos balanços e demonstrações de resultados da empresa, presentes na IES e relativos a 3 exercícios que antecedem o ano de apresentação dos resultados obtidos.
Para aceder ao MAP a empresa apenas necessita dos seus dados de registo da plataforma da Autoridade Tributária e Aduaneira.
Para mais informações carregar aqui.