A Capitalizar associou-se ao projeto Acelerar o Norte para incentivar a digitalização das micro, pequenas e médias empresas (PME) do Norte de Portugal. Nesta parceria formalizada com a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), entidade líder do projeto, a Capitalizar compromete-se a colaborar com os copromotores do Acelerar o Norte e com as associações parceiras com vista a maximizar o impacto do projeto no desenvolvimento económico da região e contribuir para a transformação digital das empresas locais.
A transformação digital das empresas locais é, segundo André Lopes, partner da Capitalizar «um fator determinante para o desenvolvimento sustentável, para a competitividade e para o crescimento económico da região», capacitando as empresas para enfrentarem os desafios da economia digital e garantirem a sua competitividade num mercado em constante evolução.
O projeto prevê a criação de 16 aceleradoras de Comércio Digital, distribuídas pelas 8 sub-regiões do Norte de Portugal – Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes. O objetivo é apoiar a transformação digital de cerca de 10 mil micro, pequenas e médias empresas nos setores do comércio, serviços pessoais, restauração e similares.
O Acelerar o Norte é desenvolvido em consórcio liderado pela CCP, e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e ACEPI – Associação da Economia Digital. O seu financiamento é assegurado pela União Europeia, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGenerationEU, através da Medida Aceleradoras de Comércio Digital.
Ntech.news, 16 de outubro de 2024.