BLOG

“Bazuca” pagou menos de um décimo do que devia, em julho e agosto

Forum para a Competitividade alerta para “incompreensível” paralisia do investimento público e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

De acordo com a Nota de Conjuntura nº 76 do divulgada pelo Forum parra a Competitividade, em julho e agosto, a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi inferior a um décimo do previsto.

A execução do PRR, que já apresentava níveis reduzidos, voltou a cair, passando de 27 para 21 milhões de euros. Note-se que em condições normais, o ritmo de pagamentos deveria ser de 277 milhões de euros mensais.

A informação prestada pela Estrutura de Missão “Recuperar Portugal”, que acompanha a execução do PRR, refere já foram assinados 100% do valor em contratos dos três segmentos, embora as taxas de aprovação sejam inferiores. A área da resiliência tem 35% de aprovações, a da transição climática 49% e a da transição digital 62%.

O Forum para a Competitividade destaca ainda que “a 24 de agosto ainda só tinham sido realizados pagamentos de 1960 milhões de euros, dos quais apenas 767 milhões a beneficiários diretos e finais”.

Os pagamentos já realizados representam 4,6% do total do PRR, sendo que 89% foi pago a entidades do sector público.

Verificou-se também a desaceleração do investimento público. “Deixou de crescer em termos homólogos, quando era suposto aumentar 43% no ano. Insistimos que não se compreende como é que, em simultâneo, há um montante tão elevado de receita fiscal acima do esperado e uma quase paralisia do investimento público”.

15/09/2022

Partilhar