PRESENÇA NOS MEDIA

Contabilidade Analítica: o poder estratégico para o sucesso empresarial

No ambiente empresarial dinâmico de Portugal, onde a concorrência é impetuosa e as exigências dos stakeholders são crescentes, a contabilidade surge como uma ferramenta indispensável para o êxito e para a sustentabilidade dos negócios.

A implementação de uma contabilidade organizada e rigorosa não se limita apenas a promover a transparência; fortalece as relações da empresa com os seus parceiros e traz clarificação às responsabilidades dos gestores.

No entanto, a contabilidade pode desempenhar um papel ainda mais importante nas empresas. Pode, de facto, tornar-se um instrumento estratégico para o equilíbrio e controlo de gestão? A resposta é sim, sobretudo quando se trata de contabilidade analítica.

Então, quais são as vantagens da contabilidade analítica (vulgo contabilidade de gestão)?

A contabilidade analítica permite a alocação precisa de custos a produtos, serviços ou departamentos específicos. Esta abordagem oferece uma visão minuciosa do desempenho de cada segmento e uma determinação eficaz das margens de lucro.

Ao proporcionar informações detalhadas sobre custos e receitas reais, a contabilidade analítica permite que os gestores tomem decisões mais informadas, alicerçadas em dados concretos.

A análise minuciosa dos custos operacionais contribui para uma gestão mais eficaz dos recursos, promovendo a eficiência operacional e a maximização dos próprios recursos.

Através da contabilidade analítica, as empresas podem também avaliar o desempenho de produtos ou linhas de negócios, facilitando a identificação e análise dos produtos rentáveis e a revisão estratégica de linhas ou de produtos menos rentáveis.

Uma análise detalhada aos custos associados às operações comerciais permite que as empresas possam negociar de forma mais consciente e justa com os seus parceiros (clientes e fornecedores).

A análise e gestão de stocks proporcionada por esta ferramenta permite também otimizar a cadeia de abastecimento.

Por fim, a contabilidade analítica é uma ferramenta poderosa no apoio ao desenvolvimento e controlo dos projetos das empresas, facilitando a avaliação precisa do retorno sobre os investimentos.

Em suma, a contabilidade analítica oferece claras vantagens aos negócios profissionalizados em Portugal, capacitando-os de melhor informação para o processo de tomada de decisão estratégica e operacional. Esta perspetiva analítica, não só, responde às preocupações e exigências do presente, mas também prepara as organizações para um futuro competitivo e sustentável.

Líder, 5 de dezembro de 2023.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin