BLOG

Governo espera receber mais 1,5 ou 1,6 mil milhões do PRR

A distribuição dos fundos europeus baseou-se em projeções pelo que os valores efetivos só serão conhecidos em junho. Desta forma, e decorrente do novo cálculo das subvenções a atribuir a cada Estado-Membro, Portugal prevê receber mais 1,5 ou 1,6 mil milhões de euros em relação ao montante inicialmente previsto.

Parte dos apoios PRR calculam-se com base na perda acumulado do PIB em termos reais, em 2020 e 2021, levando a ajustamentos à medida que são conhecidos os dados macroeconómicos.

Inicialmente, Portugal prevera receber 13.944 milhões de euros em subvenções e 2,7 mil milhões de euros em empréstimos. O contexto de incerteza em que o Mecanismo de Recuperação e Resiliência foi criado, definiu à priori que os montantes das subvenções seriam reavaliados mais à frente.

Das reavaliações realizadas, Portugal será um dos países que terá uma revisão em alta mais elevada da subvenção a receber: de acordo com os cálculos de economista Zsolt Darvas, e com base na estimativa de crescimento de 4,9%, em 2021, o acréscimo para Portugal será de 1,6 mil milhões de euros.

O destino do montante adicional a receber ainda não está definido sendo que a decisão caberá ao Executivo, que só estará em funções a partir de abril.

Eco-sapo, 23/02/2022

Partilhar