BLOG

Apoio à contratação de recursos humanos altamente qualificados no Algarve

O Programa Algarve 2030 abriu candidaturas para apoio à Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados por empresas (micro, pequenas e médias) e por infraestruturas científicas, instituições científicas e tecnológicas e Laboratórios Colaborativos. 

Após a abertura das candidaturas de contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados a norte e centro do país, no final de janeiro foram publicados novos avisos relativos à abertura de candidaturas, desta vez no âmbito do Programa Algarve 2030. Este novo apoio destina-se a empresas PME localizadas nesta região, através de avisos próprios para territórios de baixa densidade e para territórios não classificados como de baixa densidade.  

Os recursos humanos a contratar devem ter um grau académico com nível de qualificação igual ou superior a 6 (licenciados, mestres, doutorados ou pós-doutorados), como forma de aquisição de massa crítica e de suporte ao desenvolvimento de processos que promovam a inovação empresarial. 

Os beneficiários elegíveis são, como referido, micro, pequenas e médias empresas, de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, com contabilidade organizada e de estrutura física com atividade regular (sede ou estabelecimento) na região do Algarve. Os projetos poderão apresentar uma duração máxima de 36 meses, sendo financiados a uma taxa máxima de financiamento de 50%.

A contratação de RHAQ visa a promoção do emprego, o incremento da proporção de pessoal altamente qualificado no emprego total (e nas empresas), o aumento de recursos humanos qualificados como forma de densificação das interações, da colaboração e da difusão do conhecimento pelo Sistema Regional de Inovação e, ainda, para acelerar a transição digital e energética nas empresas. 

Para além dos dois avisos, destinados a empresas, foi ainda publicado um terceiro, especificamente destinado à contratação de Recursos Altamente Qualificados em contexto de infraestruturas científicas, instituições científicas e tecnológicas e Laboratórios Colaborativos.

O período de candidaturas é comum aos três avisos, tendo-se iniciado a 31 de janeiro de 2024, e repartido pelas seguintes fases: 

  • Fase 1: 18:00h do dia 30.04.2024 
  • Fase 2: 18:00h do dia 30.08.2024 
  • Fase 3: 18:00h do dia 30.12.2024 

Os avisos poderão ser consultados aqui.

Aviso ALGARVE-2024-6 – Territórios não classificados como de baixa densidade 

Aviso ALGARVE-2024-7 – Territórios de baixa densidade 

Aviso ALGARVE-2024-8 – Infraestruturas científicas, instituições científicas e tecnológicas e Laboratórios Colaborativos 

Para mais informações, contacte-nos. 

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin