PRESENÇA NOS MEDIA

“Escalada de insolvências” em agosto. Que setores lideram?

Número de insolvências disparou 116% em agosto face ao mesmo mês do ano passado.

Em agosto verificou-se uma “escalada de insolvências” em Portugal, com um aumento de 116% face ao mesmo mês do ano passado, de acordo com a consultora Capitalizar, que cita dados do INE.

“A tendência de crescimento das insolvências empresariais em Portugal manteve-se no segundo semestre, com julho a registar um aumento de 23% e com agosto a registar uma subida superior a 116%, em relação aos períodos homólogos de 2022, indicam dados do INE”, pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A consultora defende que “é importante travar a escala de insolvências e aponta como fatores determinantes para o turnaround das empresas: um diagnóstico financeiro atempado e o apoio especializado”.

Que setores lideram?

Os setores de atividade com aumentos nas insolvências face a 2022 são o dos Transportes (+14%); Outros Serviços (+13%); Agricultura, Caça e Pesca (+7%); Construção e Obras Públicas (+4,3%); Comércio a Retalho (+2,9%); Indústria Transformadora (+2,6%) e Hotelaria e Restauração (+2,3%).

“O aumento das insolvências empresariais é um sinal claro de que as empresas em Portugal estão a enfrentar dificuldades financeiras significativas. No entanto, é fundamental entender que a insolvência não é o único caminho a seguir. O diagnóstico financeiro atempado e o apoio especializado são fatores determinantes no turnaround das empresas”, refere José Pedro Pais, partner da Capitalizar, citado no mesmo comunicado.

Notícias ao Minuto, 13 de setembro de 2023

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin