PRESENÇA NOS MEDIA

“Escalada de insolvências” em agosto. Que setores lideram?

Número de insolvências disparou 116% em agosto face ao mesmo mês do ano passado.

Em agosto verificou-se uma “escalada de insolvências” em Portugal, com um aumento de 116% face ao mesmo mês do ano passado, de acordo com a consultora Capitalizar, que cita dados do INE.

“A tendência de crescimento das insolvências empresariais em Portugal manteve-se no segundo semestre, com julho a registar um aumento de 23% e com agosto a registar uma subida superior a 116%, em relação aos períodos homólogos de 2022, indicam dados do INE”, pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A consultora defende que “é importante travar a escala de insolvências e aponta como fatores determinantes para o turnaround das empresas: um diagnóstico financeiro atempado e o apoio especializado”.

Que setores lideram?

Os setores de atividade com aumentos nas insolvências face a 2022 são o dos Transportes (+14%); Outros Serviços (+13%); Agricultura, Caça e Pesca (+7%); Construção e Obras Públicas (+4,3%); Comércio a Retalho (+2,9%); Indústria Transformadora (+2,6%) e Hotelaria e Restauração (+2,3%).

“O aumento das insolvências empresariais é um sinal claro de que as empresas em Portugal estão a enfrentar dificuldades financeiras significativas. No entanto, é fundamental entender que a insolvência não é o único caminho a seguir. O diagnóstico financeiro atempado e o apoio especializado são fatores determinantes no turnaround das empresas”, refere José Pedro Pais, partner da Capitalizar, citado no mesmo comunicado.

Notícias ao Minuto, 13 de setembro de 2023

Partilhar