BLOG

Vouchers para Startups – Candidaturas abertas 

O novo Aviso para o programa Vouchers para Startups foi publicado pelo IAPMEI e pela Startup Portugal, estando abertas as candidaturas desde o passado dia 17/03/2025, com uma dotação geral de 30 milhões de euros. 

Entre as principais novidades desta fase de candidaturas ao programa apoiado pelo PRR destacam-se: 

  • todos os projetos deverão estar executados até 31 de dezembro de 2025; 
  • eliminação da obrigatoriedade da componente verde, um dos principais motivos para a rejeição das candidaturas nos anteriores avisos; 
  • dotação prioritária de 3 milhões de euros para projetos com soluções de inovação destinadas aos setores da agricultura, aquicultura, pescas e floresta (agrotech);  
  • dotação de 4 milhões de euros para projetos com contributos positivos para a transição climática. 

As novas regras destinam-se a alargar as oportunidades de acesso a financiamento serão a mais startups, que poderão receber 30 mil euros para apoio aos seus projetos, nos seguintes moldes: 

  • adiantamento inicial de 5.000 euros com a assinatura do Termo de Aceitação; 
  • adiantamento de 20.000 euros, passado um mês do adiantamento inicial; 
  • pagamento final de 5.000 euros, “com a apresentação de pedido de pagamento final com as despesas elegíveis realizadas. 

As candidaturas decorrem até 14 de abril.  

Capitalizar, 21 de março de 2025

Partilhar