No passado dia 30 de abril, ocorreu a abertura de diversos concursos para as empresas localizadas na região do Algarve. Entre estes concursos, destacam-se:
1) Sistema de Incentivos de Base Territorial
Visa apoiar investimentos de pequena dimensão, apoiando até 60% do investimento realizado na criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas. Este concurso promove a diversificação da base produtiva regional, incidindo sobretudo o setor da indústria e outros setores relevantes para a Estratégia Regional. As candidaturas encontram-se abertas até Janeiro de 2027.
2) Empreendedorismo Qualificado Associado ao Conhecimento
Visa apoiar a criação de novas empresas e negócios (até 5 anos de atividade) que resultem de projetos de I&D ou detenham uma componente forte de valorização do conhecimento. Este incentivo apoia até 75% do investimento realizado e as candidaturas encontram-se em aberto até Janeiro de 2027.
3) SIID – Internacionalização de I&D – Operações de I&D industrial à escala europeia
Visa apoiar operações que integrem atividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental, relacionadas com a criação ou melhoria significativa de produtos, processos ou sistemas. Destina-se a PME e Small Mid Cap’s, com uma taxa de incentivo até 80%. O período de candidaturas reparte-se em 3 fases:
– Fase 1: até 30/06/2026 (17h);
– Fase 2: até 30/09/2026 (17h);
– Fase 3: até 29/12/2026 (17h).
4) SITCE – Economia Circular
Destina-se a PME’s e a ENESII e apoia projetos de circularidade de água nas empresas, com vista à otimização da utilização de recursos e sua circularidade, através da reconversão de processos produtivos, com uma taxa máxima de cofinanciamento até 60%. O período de candidaturas divide-se também em 3 fases:
– Fase 1: até 30/07/2026 (18h);
– Fase 2: até 30/10/2026 (18h);
– Fase 3: até 15/01/2027 (18h).
Para mais informações, contacte-nos.