BLOG

Portugal recebe quinto pagamento do PRR e atinge mais de 50% do financiamento total

A Comissão Europeia transferiu esta segunda-feira para Portugal o valor correspondente ao quinto pagamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no montante de 2,9 mil milhões de euros. Este desembolso eleva para mais de metade o financiamento total atribuído ao país no âmbito do PRR.

Com este novo pagamento, o maior recebido até agora, Portugal alcançou uma taxa de desembolso superior a 50%, somando um total de cerca de 10,2 mil milhões de euros já transferidos de Bruxelas. No total, Portugal deverá receber 22,2 mil milhões de euros do PRR, distribuídos entre subvenções e empréstimos em condições favoráveis.

O quinto desembolso foi possível após o cumprimento de 27 marcos e 15 metas previamente acordadas com a Comissão Europeia. Entre as iniciativas realizadas, destacam-se a reforma da administração pública, a criação do Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE), o desenvolvimento de uma bolsa de alojamento temporário e intervenções no parque habitacional e a aquisição de autocarros de zero emissões, destinados ao transporte público, movidos a eletricidade ou hidrogénio.

Do montante agora transferido, 1,65 mil milhões de euros correspondem a subvenções (apoios não reembolsáveis) e 1,25 mil milhões são disponibilizados sob a forma de empréstimos com condições vantajosas.

Para os beneficiários e stakeholders, esta nova tranche do PRR traduz-se em oportunidades concretas de financiamento e desenvolvimento em áreas como transição energética, habitação, mobilidade sustentável e digitalização. O cumprimento de metas reforça a confiança nos programas europeus, assegurando previsibilidade e estabilidade para empresas e entidades interessadas em alinhar-se com os objetivos estratégicos de recuperação económica e sustentabilidade de Portugal.

Fonte: Jornal de Negócios, 23 de Dezembro de 2024

Para mais informações, contacte-nos.

Partilhar