BLOG

PRR: vêm aí novos concursos e a maioria são para empresas

A Estrutura de Missão Recuperar Portugal atualizou recentemente o plano de avisos de abertura de concursos a lançar nos próximos meses no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O documento poderá ser consultado através da seguinte ligação. 

Em causa está o calendário indicativo para os diferentes candidatos – sobretudo empresas, mas também famílias, instituições da economia solidária, autarquias e outras entidades públicas – poderem começar a planear as suas candidaturas aos fundos da designada «bazuca» europeia. 

Encontram-se já previstos acima de uma dezena de concursos para as empresas neste cronograma sujeito a permanente atualização, como é o caso dos 250 milhões de euros para apoiar a descarbonização da indústria e dos 45 milhões de euros em vouchers para startups. 

Os vouchers para startups constituem uma medida interessante para este tipo de empresas, uma vez que canalizam um apoio não reembolsável sob a forma de um voucher de até 30.000 euros por beneficiário. Este concurso visa apoiar o desenvolvimento de modelos de negócio, produtos ou serviços digitais com contributo positivo para a transição climática através da elevada eficiência na utilização de recursos, que permitam a redução dos impactos da poluição, que fomentem a economia circular, que constituam novas soluções de produção energética e/ou que se caracterizem pela utilização de dados abertos ou de inteligência artificial. 

No caso dos apoios à descarbonização da indústria, estes apresentam agora uma nova modalidade de candidatura disponível: os projetos simplificados com apoio até 200 mil euros por empresa única, durante um período de três anos, ao abrigo do chamado regime “de minimis”. Este concurso visa apoiar processos e tecnologias de baixo carbono na indústria, a adoção de medidas de eficiência energética na indústria ou a incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia. 

A equipa da Capitalizar encontra-se disponível para avaliar a viabilidade os projetos e preparar as respetivas candidaturas. Para mais informações contacte-nos. 

Partilhar